top of page

Primeira Lei da Termodinâmica

 

 

 

No século XVII, na Inglaterra, as florestas foram sendo cortadas para fazer lenha para aquecer as casas no inverno, e também para as indústrias que começavam a ser instaladas. Assim não havia mais lenha suficiente e os habitantes recorreram ao carvão de pedra. A máquina a vapor foi inventada para bombear água para esvaziar as minas de carvão, pois ficavam inundadas de água e era necessário bombear água para obter carvão. Por isso pode-se dizer que a invenção da máquina a vapor teve como uma das suas causas o desmatamento.

            

            Já da Grécia antiga há relatos de provocar o movimento por meio do calor, por exemplo, as portas de um templo que se abriam “sozinhas” quando era aceso um fogo no altar (o ar dentro do altar era aquecido e se expandia, assim causava o movimento das portas), mas não haviam máquinas que funcionavam continuamente à base de calor.

 

            A Termodinâmica procura responder questões como: O que é o calor? Quanto calor é necessário fornecer a um corpo para aumentar sua temperatura? Como se pode realizar trabalho, produzir energia, a partir do calor?

 

 

            Inicialmente não se distinguia claramente entre temperatura e quantidade de calor. Depois ficou evidente que eram necessárias estas duas grandezas para se descreverem coerentemente os fenômenos observados. O que é então o calor? Acreditava-se, no século XVIII, que era uma substância invisível que podia penetrar em qualquer corpo, chamada calórico. A teoria do calórico explicava quase todos os fenômenos térmicos e foi aceita durante todo o século XVIII. No entanto, ela foi abandonada, em meados do século XIX, porque ficou claro que o calor é uma forma de energia que passa de um corpo a outro. 

            Em 1843 James Prescott Joule (1818-1889), um fabricante de cerveja inglês, que nas horas vagas realizava experiências como cientista amador, realizou uma experiência que demonstrou que o calor é uma das formas de manifestação da energia (em trânsito), efetuando medidas precisas sobre a geração de calor por atrito. Joule concluiu que existe um equivalente mecânico do calor. Consequentemente, o calor não é uma entidade física em si, e sim algo que, trocado, pode resultar em trabalho mecânico.

 

 

Algumas formas de energia:

 

 

>> Clique para rodar

Para saber mais sobre a primeira lei da termodinâmica, acesse o link abaixo:

Calor e Energia: a primeira lei da termodinâmica

bottom of page