
Termodinâmica
Estudo dos Gases
Como medir e estudar algo que não se vê? O ar, certamente o primeiro dos gases com que temos contato, não é percebido imediatamente. Por exemplo, para determinar o volume de um gás basta saber o volume do recipiente que ele está contido pois, os gases ocupam todo o volume de algo em que estão contidos.
Quando se quer estudar os princípios físicos de um gás, considera-se que seja um gás ideal. As propriedades de um gás ideal são temperatura, pressão e volume. As condições padrão de temperatura e pressão a um volume de 22,4 L são:
Temperatura = 0 °C (273 K)
Pressão = 1 atm (101325 Pa)
Nessas condições, o número de moléculas de qualquer gás é de aproximadamente 600 sextilhões de moléculas (6 seguido de 23 zeros). Esse número é conhecido como número de Avogadro.
O número de Avogadro é a quantidade de mol. Mas o que o mol mede? Na verdade, o mol não é unidade de medida como massa, por exemplo. Mol é uma forma de expressar quantidade de coisas, assim como dezena, dúzia, centena... O que acontece é que cada nomenclatura para quantidade de coisas é apropriada para determinados objetos. O termo dúzia é apropriada para quantificar ovos e pães, por exemplo. Mas não é apropriada para quantificar arroz. Quando vamos ao mercado não pedimos uma dúzia de arroz ou uma dúzia de farinha. Já o mol é apropriado para quantificar coisas muito pequenas, já que é uma grande quantidade. Por isso, em física e química utiliza-se o termo mol para quantidade de átomos, moléculas, partículas...

Uma nebulosa: é uma nuvem formada por gases.

Experimentos de pressão dos gases
Encha uma bexiga dentro da garrafa sem assoprar